[RESENHA] Uma Mulher no Escuro, Raphael Montes

Ano de Lançamento: 2019

Número de Páginas: 272

Editora: Companhia das Letras

Classificação: ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ +… 

Frase de destaque:

“Assumir as rédeas não significa ignorar o que veio antes, o que você viveu. Significa ir atrás, entender, enfrentar”

RESENHA – UMA MULHER NO ESCURO

Dai-nos coragem para enfrentar a nossa literatura brasileira. Meus amigos, lhes-apresento o melhor escritor da vida.

Precisamos falar sobre Raphael Montes.

Há muito tempo não lia algo que me deixasse com um mix de sentimentos até que finalmente resolvi ler “Uma mulher no escuro”, sinceramente, que obra-prima. O livro se passa no Rio de Janeiro e conta a história de Victoria Bravo uma adulta com um trauma irreversível.

Ela, aos quatro anos presenciou seus pais e irmão sendo assassinados brutalmente a facadas por um desconhecido. O assassino deixou sua marca registrada pichando o rosto das vitimas.  

Um dia um garoto entrou em casa e matou os dois com um facão. Além do meu irmão. Depois pichou a cara de todo mundo com tinta preta.  

O caso repercutiu na época e saiu em todas as manchetes de jornais.

A partir desse momento, Victoria deixou de ser ela mesma tornando-se uma adulta insegura, com medo do mundo e das pessoas. Tendo pesadelos com aquela noite que aconteceu há 20 anos atrás.

Ela não tinha muito perspectiva de vida, vivia em uma rotina monótona, do trabalho para casa e de casa para o trabalho. Então, passou a viver escondida, a única luz que fazia Victória feliz, era observar pessoas aleatórias. Ver como elas eram, como viviam, adquiriu como um hobby.

Só existia uma pessoa em quem Victoria confiava, sua tia, que a acolheu desde aquele dia fatídico. Mas sem saber o porquê, o passado torna-se presente. Victoria terá a chance de encontrar com o responsável pelo o seu trauma pela segunda vez.

O que ela não sabe é que terá um momento em que vai abrir mão desses sentimentos e trauma para pela primeira vez, viver.

Victoria terá a chance de encontrar um bom psiquiatra, fazer um melhor amigo, além de se apaixonar pela primeira vez… Mas a vida não é tão maravilhosa assim, o perigo está ao lado dela.

“Você continua sendo ameaçada? Victoria não sabia responder. Sentia-se exposta e confusa.”

Esse foi o meu primeiro livro do autor. A escrita do Raphael é maravilhosa. Ele consegue escrever e fazer com que fiquemos intrigados do início ao fim. Por ser um thriller psicológico, é muito bem escrita e fluí de uma maneira muito boa. A construção dos personagens faz com que passemos cada segundo criando teorias e tentando desvendar quem é quem.

Eu gosto de historias que me trazem aquela sensação de “o que foi isso que eu acabei de ler”? Para ser mais clara, me deixa estagnada e pensativa. Se esse foi uma das sensações que ele queria nos causar, está aí, me senti atordoada.

Ouvi dizer que Uma mulher no escuro não chega nem perto das outras obras de Montes, mas sinceramente, se eu fiquei pasma com este livro, quem dirá com as melhores obras.

“Há algo cruel sobre o passado. Ele não pode ser mudado”.  

instagram ° SKOOB

1 thoughts on “[RESENHA] Uma Mulher no Escuro, Raphael Montes

Deixe um comentário